Qual velocidade de internet você precisa?

Que tipo de velocidade de Internet você precisa em sua empresa? É rápida o suficiente para acompanhar as demandas de seus funcionários e clientes? É uma pergunta que muitos empresários estão fazendo hoje em dia, já que muitas pessoas estão trabalhando remotamente e utilizando ferramentas on-line para comunicação.

Neste post de blog, vamos explicar alguns dos fatores que você precisa considerar ao decidir sobre a velocidade da Internet para sua empresa. Também compartilharemos algumas dicas sobre como tirar o máximo proveito de sua atual conexão com a Internet. Portanto, quer você esteja apenas começando ou querendo atualizar, continue lendo!


O que é uma boa velocidade de internet para minha empresa?

Você já ouviu pessoas falando sobre suas velocidades de Internet em termos de megabits por segundo, ou Mbps. Mas o que isso significa? E quanto Mbps de Internet você precisa em sua empresa?

O que é Mbps?

Mbps significa “megabits por segundo”. É uma medida da largura de banda, ou de quantos dados podem ser transmitidos em um determinado período de tempo. Mbps é comumente usado para se referir a velocidades de banda larga, como as que se obtêm com a Internet à cabo ou fibra.

Mbps (megabit por segundo) é geralmente chamado de Mega pelos provedores de Internet. Por exemplo um plano de Internet de 100 mega irá oferecer 100Mbps de download.

Um Plano de Internet com Mbps maior quer dizer mais velocidade. Mais velocidade significa que você pode fazer mais coisas on-line de uma vez, como streaming de vídeo HD ou download de arquivos grandes.

Quanto Mbps de Internet você precisa para sua empresa?

A resposta a essa pergunta depende de uma variedade de fatores, incluindo quantas pessoas estão utilizando a Internet ao mesmo tempo, e para que estarão usando-a. Se você estiver usando a Internet para tarefas básicas como navegar na web e verificar e-mails, você não precisará de tanta velocidade comparada com o uso para transmissão de vídeo, por exemplo.

Em geral, a maioria dos negócios pode sobreviver com uma velocidade de Internet de 10 – 25 Mbps por funcionário. É claro que suas necessidades específicas podem ser diferentes, como empresas que usam aplicações baseadas em nuvens ou realizam grandes transferências de arquivos.

Como ter uma internet rápida em minha empresa?

Quando a maioria das pessoas pensa em internet rápida, elas pensam em ser capazes de transmitir filmes e vídeos com alta qualidade e sem bugs. No entanto, a internet rápida é mais que simplesmente streaming de mídia. Trata-se também de ser capaz de baixar e enviar arquivos grandes, navegar na web e realizar uma apresentação para seu cliente com velocidade e qualidade.

Velocidade de Upload vs. Velocidade de Download

Ao escolher um provedor de Internet, é preciso ter atenção quanto a velocidade de download e de upload que são oferecidas. A maioria das pessoas usa mais Internet para download do que para fazer upload.

Entretanto, se você usa regularmente serviços baseados na nuvem ou se envolve em conversas por vídeo, hospedar uma transmissão ao vivo, por exemplo, você precisa de uma velocidade de upload decente.

Em geral, os provedores de Internet oferecem aos clientes velocidades de upload muito mais baixas do que as velocidades de download, normalmente 10 Mbps de upload para um plano contratado de 100 Mbps. Portanto, isto é algo a ter em mente quando for contratar um plano de Internet.

Os planos de internet de fibra ou links dedicados oferecem velocidades simétricas, o que significa que suas velocidades de upload e download serão as mesmas. Assim, se você tiver uma conexão de fibra de 100 Mbps, você poderá fazer upload de arquivos também a 100 Mbps. Como resultado, você será capaz de carregar arquivos muito mais rápido do que com um plano de internet tradicional.

Latência

Sempre que você clica em algo on-line, há um pouco de atraso antes de ver os resultados desse clique. Esse atraso é a latência, e ela é medido em milissegundos.

A baixa latência é melhor porque significa que há menos atraso entre quando você clica em um botão no site e quando você vê os resultados, por exemplo.

A alta latência pode causar coisas como o atraso em telefonia VoIP, e é por isso que muitas empresas ainda não acreditam no VoIP. Há algumas coisas diferentes que podem causar alta latência, como a distância do provedor, congestionamento da rede e cabeamento de redes mal feito.

Mas não importa qual seja a causa, a alta latência é sempre uma dor. Portanto, se você estiver procurando uma experiência on-line suave, procure uma latência baixa.

Outros fatores a serem considerados para uma internet rápida em sua empresa,

Para ter uma internet rápida você precisa olhar para dentro e fora de sua empresa.

Olhar para fora é perguntar as empresas vizinhas como está sendo a entrega de Internet das operadoras por elas contratadas. Por mais que uma operadora possa ter uma boa avaliação geral em uma cidade, elas entregam de forma diferente a Internet em cada edifício. Na prática, você precisa avaliar a satisfação de qualidade de internet especificamente para o seu escritório ou prédio comercial.

Ao olhar para dentro da empresa é necessário validar que as configurações de TI realizadas nos switches e se o seu cabeamento estruturado está instalado da forma correta. Em torno de 70% dos chamados relacionados a provedores a Internet são problemas internos às empresas. Além disso, é preciso entender a velocidade de internet que o seu negócio necessita.

Como calcular a velocidade de internet que a sua empresa precisa

Em resumo, seus requisitos de internet em sua empresa dependem de dois fatores principais:

  • Como você usa a internet

Se você estiver apenas navegando na web e verificando e-mails, você precisará de menos velocidade do que se você estiver trabalhando em casa ou transmitindo filmes e programas de TV.

  • Quantas outras pessoas estão usando sua internet

Considere o número de dispositivos que estão usando a Internet ao mesmo tempo. Se você tiver muitos dispositivos conectados à Internet, todos eles estarão competindo por largura de banda, o que pode diminuir a velocidade das coisas.

Finalmente, tenha em mente que a atividade on-line tende a ser mais exigente em certas horas do dia, como depois das aulas e à noite. Com estes fatores em mente, você pode começar a calcular a velocidade da Internet que você precisa.

Quantos Mbps você precisa por dispositivo para atividades comuns na Internet?

Fizemos esta tabela para orientar a sua escolha por um plano de Internet.

Atividades Internet Mínima Internet Recomendada
E-mail 1 Mbps 2 Mbps
Navegação na web ( Sites, Redes Sociais, etc) 5 Mbps 15 Mbps
Transmissão de Vídeo HD 10 Mbps 25 Mbps
Transmissão de Vídeo 4K 25 Mbps 100 Mbps
Streaming de Música 1 Mbps 5 Mbps
Videochamadas Individuais 5 Mbps 25 Mbps
Telefones VoIP 1 Mbps 1 Mbps

A Internet Gigabit vale a pena?

A internet Gigabit é a mais recente e maior em acesso à internet de alta velocidade, oferecendo velocidades de até 1.000 Mbps. Isso é significativamente mais rápido do que a conexão de banda larga média, que supera em torno de 100 Mbps.

Então, a internet gigabit vale a pena? Para a maioria das pessoas, a resposta é não vale. A maioria dos usuários de internet não precisa de tanta velocidade, e os planos de gigabits tendem a ser mais caros do que as opções de velocidade mais baixa.

Entretanto, para usuários que precisam transferir arquivos grandes ou transmitir vídeo de alta definição, as velocidades gigabit podem fazer uma grande diferença. Se você estiver em cima do muro sobre se deve atualizar para o serviço gigabit, vale a pena fazer alguma pesquisa para ver se é certo para você.

Você deve mudar de plano de internet se tiver velocidade lenta?

Se você está constantemente lidando com velocidades lentas de internet, pode ser hora de mudar seu plano de internet. Há algumas coisas a serem levadas em conta quando você estiver fazendo compras para um novo plano.

Primeiro, verifique se o seu problema não é interno. Recomendamos a leitura do artigo Internet lenta ou indisponível em sua empresa? Descubra como resolver de forma definitiva

Se o problema persistir entenda que a sua empresa está crescendo e demandando mais Internet. Portanto, dedique um tempo para pesquisar suas opções. Existem muitos provedores de internet diferentes por aí, portanto é preciso encontrar um que ofereça boas velocidades a um preço com o qual você se sinta confortável. Levando estes fatores em consideração, você pode encontrar um plano de internet que atenda às suas necessidades e lhe dê as velocidades rápidas que a sua empresa merece.

Deixe um comentário

I accept the Privacy Policy