Qual a velocidade ideal para a sua internet?

No dia 27 de outubro de 2021, foi disponibilizada uma ferramenta on-line, para que você seja capaz de saber com exatidão a quantidade de banda necessária às suas atividades na Internet, ou seja, a velocidade ideal para a sua conexão a Internet, de acordo com seus casos de uso.

A ferramenta gratuita foi criada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br, que tem a missão de implementar as decisões e os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br, que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas e serviços da Internet no País.

Você pode até não saber, mas toda vez que digita na barra de endereços do navegador algum endereço terminado em “.br“, é o NIC que lhe possibilita acessar aquele site. E essa é apenas uma pequena parte de uma história repleta de conquistas e marcada por ações que buscam aprimorar a qualidade da infraestrutura e do uso Internet no Brasil.

A sigla NIC é tradicional na Internet e significa Network Information Center. Em português tornou-se o Núcleo de Informação e Coordenação do .br (NIC.br), responsável por administrar os nomes de domínios terminados em .br e pela alocação dos números ASN (“autonomous system numbers”) e endereços IP (Internet Protocol, versões 4 e 6) no território nacional.

Arcádia Host

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o NIC.br, podemos voltar a falar da ferramenta recém-lançada, que foi pensada para ajudar o usuário a dimensionar a quantidade de banda adequada às suas necessidades, conforme as atividades desenvolvidas e os dispositivos conectados à rede.

Por meio da ferramenta o usuário, respondendo a um questionário, consegue descobrir a velocidade adequada às suas necessidades e visualizar a recomendação de provedores existentes em sua região, com o objetivo de informar o consumidor acerca das possibilidades de conexão com Internet que ele tem disponível por perto.

A grande dúvida sobre a velocidade ideal da internet  é respondida de forma simples com a chegada dessa ferramenta. Agora você poderá ter bons indicadores na hora de decidir por 50 Mega100 Mega300 Mega ou mais. Visite o site Internet Que Preciso e responda o questionário que traz uma série de perguntas sobre a sua residência.

Entre as informações solicitadas estão os números de computadores, smartphonesnotebookstablets videogames conectados à rede. A ferramenta também questiona o número de pessoas que moram no local e o tipo de uso como, por exemplo, ouvir músicaver e-mailsjogar on-line e assistir a vídeos em alta resolução.

O questionário não coleta nenhuma informação pessoal e, após o diagnóstico, é possível verificar os provedores de internet, aptos a oferecer a conexão desejada, na região do consumidor, caso existam.

Na metodologia para o cálculo de banda são levados em conta três indicadores da qualidade da internet: velocidade de downloadlatência e perda de pacotes. As respostas do questionário são submetidas a uma fórmula, cujo resultado dá uma ótima aproximação da velocidade mínima adequada à realidade do consumidor.

Velocidade para impulsionar seu negócio?

Apesar de direcionado ao usuário doméstico, a ferramenta também pode ser usada para determinar uma boa estimativa para a velocidade da Internet empresarial.

Depois de dimensionar corretamente o tamanho da sua banda de Internet e ter uma conexão estável e de qualidade, você pode começar a empreender, desenvolvendo um novo negócio, ou pode impulsionar um negócio existente.

Seja você um iniciante ou não em negócios digitais, recomendamos a leitura do artigo Diferença entre domínio e hospedagem, pois ele pode lhe auxiliar no entendimento de importantes conceitos que, às vezes, são negligenciados por alguns empreendedores.

O texto deste artigo poderá lhe fazer refletir sobre algumas estratégias de negócio e evidenciar que o provedor de hospedagem Arcádia Host, da Arcádia Sistemas, pode ser um grande aliado rumo à novas conquistas para você ou para o seu negócio.

Ao longo deste post, mostramos que o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br criou e disponibilizou uma ferramenta on-line e totalmente gratuita para que você seja capaz de determinar o quanto de banda de Internet você realmente precisa contratar.

Deixe um comentário

Mínimo de 4 caracteres